Formação gratuita à distância é oferecida pela UFMG e voltada para professores e gestores; há 5 mil vagas abertas, com inscrições até 17/1
Professores e gestores da Educação Básica da rede pública de Minas podem se inscrever no curso “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, gratuito e online, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 5 mil vagas abertas, com inscrições abertas até o dia 17/1.
A formação capacita para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, atendendo às necessidades individuais e coletivas dos estudantes, e começa em março, com duração de três meses (120 horas). O curso, coordenado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, será ministrado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A iniciativa é promovida em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e a Capes),
A prioridade das inscrições é para professores e gestores da Educação Básica da rede pública que atuam em salas de aula regulares, ou Atendimento Educacional Especializado (AEE). Professores da rede privada e profissionais da área em Minas Gerais também podem se inscrever.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas, até às 17h do dia 17/1, por meio deste formulário eletrônico disponível na página da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (Dedd/UFMG). Os interessados devem anexar cópias do documento de identidade e do CPF, além de comprovante de atuação como professor da Educação Básica da rede pública, privada, ou informando que não estejam atuando como docentes.
A comprovação do vínculo como professor poderá ser feita por meio da cópia da carteira de trabalho, contracheque ou declaração da instituição empregadora, constando o dia, mês e o ano e término da atividade, obrigatoriamente. Os documentos devem ser reunidos num único arquivo em PDF.
Capacitação
O curso tem o objetivo de capacitar professores da Educação Básica, que atuam em salas de aula comuns regulares e/ou em salas de AEE, para desenvolver concepções e práticas pedagógicas aos princípios das políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, visando atender às demandas coletivas e às particularidades dos estudantes.
A formação será oferecida totalmente a distância, ou seja 100% on-line, e terá carga horária total de 120 horas, distribuídas em quatro módulos, com os temas:
- Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
- Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva;
- Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;
- Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Para mais informações e dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Faculdade de Educação da UFMG pelo e-mail dae@fae.ufmg.br.