Previsão do Ministério de Minas e Energia é de que o processo de licenciamento comece em outubro
O governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, participou nesta segunda-feira (16/6), em Brasília, de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir a viabilidade da implantação de um gasoduto no Sul do estado.
“Saio daqui com o compromisso do ministro Alexandre Silveira de que esta será a prioridade do Ministério e de que, até outubro, a gente possa discutir as licenças destas obras para que elas se tornem rapidamente realidade”, afirmou Simões ao final do encontro.
O projeto prevê a construção do gasoduto entre os municípios de Extrema e Pouso Alegre — uma das regiões de maior dinamismo econômico em Minas Gerais.
Pouso Alegre conta com um polo industrial consolidado, especialmente nas áreas farmacêutica, alimentícia, mecânica e de logística. Já cidades como Camanducaia e Jacutinga seguem em ritmo acelerado de crescimento, impulsionadas por setores como têxtil, cerâmico e agroindustrial.
A obra é considerada estratégica para impulsionar a industrialização e reduzir custos produtivos, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento econômico da região.
Participaram da reunião representantes da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), além dos prefeitos de Cambuí, Cinthia Pereira; Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira; Extrema, Fabrício Sanchez Bergamin; e Itapeva, Daniel Pereira, além de deputados estaduais.