Durante missão na China, Governo de Minas conhece inovações que vão transformar a experiência dos usuários da Região Metropolitana
A modernização do metrô de Belo Horizonte e Região Metropolitana está em pleno andamento, e os primeiros resultados já começaram a tomar forma. Em visita à fábrica da CRRC, em Changchun, na China, o governador Romeu Zema conheceu o primeiro dos 24 novos trens que estão sendo produzidos para o sistema metroviário mineiro. A nova frota trará avanços significativos em conforto, tecnologia, segurança e sustentabilidade — marcando a maior transformação no sistema desde sua inauguração, em 1986.
A fabricante responsável, Changchun Railway Vehicles (CRRC), é referência mundial na produção de trens, e apresentou à comitiva mineira os processos industriais e soluções tecnológicas que serão incorporadas aos novos veículos.
“Esses novos trens vão revolucionar o transporte urbano de Minas Gerais. São mais eficientes, seguros, tecnológicos e sustentáveis. Desde 1986, o metrô da capital não passava por uma mudança tão impactante. Como governador, é um orgulho ver esse sonho se concretizando”, afirmou Zema.
Mais conectividade, segurança e conforto
Os novos trens estão sendo equipados com modernos sistemas que elevam a experiência do passageiro. Entre os destaques estão:
- Wi-Fi a bordo, com conexão via página de login segura;
- Sistema de vigilância por câmeras (CFTV) e comunicação direta com o condutor em emergências;
- Contagem automática de passageiros, que informa às estações o nível de lotação de cada carro, ajudando o usuário a escolher os vagões menos cheios;
- Ar-condicionado inteligente, com dois equipamentos por carro que monitoram e regulam a qualidade do ar, utilizando filtros e troca automática entre ar interno e externo.
A comunicação visual também foi aprimorada. Os trens terão dois painéis de LED por carro para indicar o nome da estação atual, a próxima parada e o destino. Haverá ainda oito telas LCD de 21,5 polegadas, com informações operacionais e institucionais, além de mapas eletrônicos interativos acima de cada porta, que mostram a posição em tempo real na linha, promovendo mais orientação e segurança ao passageiro.
Os bancos também foram repaginados: mais largos e confortáveis, são os maiores já utilizados na frota metroviária da capital mineira.
Tecnologia de ponta na operação
Outro grande diferencial será a telemetria embarcada, que envia dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações (CCO), permitindo diagnósticos precisos para manutenção preventiva e detecção de falhas com mais agilidade — reduzindo impactos ao usuário.
A nova frota também contará com sistema de regeneração de energia, que reaproveita a eletricidade gerada nas frenagens, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência energética do sistema.
Além disso, os trens utilizarão o sistema ATO (Operação Automática de Trens), que executa funções como aceleração, frenagem e abertura de portas automaticamente, garantindo mais regularidade e segurança nas viagens.
Mobilidade urbana com mais qualidade
Todas essas inovações visam tornar o transporte metroviário mais atrativo, confortável e eficiente — estimulando o uso do metrô como alternativa ao transporte individual e promovendo melhorias diretas na mobilidade urbana da Grande BH.
Investimento e cronograma de entrega
Graças ao apoio do Governo de Minas, a concessionária Metrô BH antecipou em dois anos a aquisição dos 24 trens. A previsão é de que 10 unidades entrem em operação até o final de 2026. Os outros 14 também estão com a fabricação adiantada. O investimento total na nova frota gira em torno de R$ 700 milhões.
A chegada dos novos trens marca uma nova era para o transporte público sobre trilhos na capital e reforça o compromisso do estado com a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população.
Fonte: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/novos-trens-do-metro-da-rmbh-terao-wi-fi-e-contagem-de-passageiros-inovacoes-garantem-bem-estar-do-usuario-em-maior-mudanca-desde-a-inauguracao