Com investimento de R$ 2 milhões, a construção de novo vertedouro da barragem potencializará o uso da estância por moradores e turistas
O Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), anuncia obra de melhoria e ampliação de serviços no Balneário Gabriel Passos, também conhecido como Balneário de Águas Santas, em Tiradentes. O objetivo é construir um novo vertedouro da barragem, trazendo diversos benefícios, como a retomada na oferta de mais atrações, a exemplo de pedalinhos e caiaques, além do fomento ao turismo local, potencializando o uso do espaço por moradores e visitantes.
O vertedouro é uma estrutura hidráulica para escoamento de água. O novo equipamento substituirá o atual e possibilitará o perfeito funcionamento do lago. A obra está sob responsabilidade da empresa Talin Construções e Engenharia, ganhadora do processo licitatório realizado pela Codemge em outubro. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em 2025. A Companhia está investindo cerca de R$ 2 milhões na iniciativa, que beneficia a comunidade e promove o local como importante atração turística.
Em 2023, o balneário recebeu quase 4 mil visitantes. A Codemge prevê que o número de usuários da estância possa crescer ainda mais com as melhorias em execução.
Inaugurado em 1976, o empreendimento é composto por lanchonete, salão de eventos e instalações de lazer, incluindo piscinas, lago, quadras e fontes, abastecidos pelo manancial de águas termais existente. As fontes também estão passando por obras atualmente – no caso, de recaptação e readequação, conforme diretriz da Agência Nacional de Mineração (ANM), com previsão de término até dezembro de 2025, para que possam voltar a ser utilizadas.
A Companhia ressalta a relevância do balneário como um bem público da região e do Estado, sem medir esforços para que todas as obras sejam realizadas com sucesso, em favor da população e do desenvolvimento local.
Parceria na gestão
A Codemge é a proprietária do Balneário Gabriel Passos. Em 2016, após licitação, a Companhia firmou contrato de arrendamento com a empresa Cantina do Ítalo, por um período de dez anos, prorrogável por mais dez. A empresa já era arrendatária do espaço desde 2005, também por meio de processo licitatório. Com a parceria, a Cantina do Ítalo é responsável pela operação do balneário, incluindo manutenção, guarda, conservação e bom uso dos bens, equipamentos e edificações existentes.
Complexo hidromineral
O conjunto do balneário está localizado na encosta da Serra de São José, tendo suas águas vertendo para a bacia hidrográfica do Rio Carandaí. O complexo hidromineral engloba uma área ampla, envolvendo cerca de 11 hectares – cada hectare equivale a 10 mil metros quadrados.
A estância faz parte da Área de Proteção Ambiental de São José, criada por decreto-lei em 1990, para preservar o patrimônio histórico, paisagístico e cultural da região, bem como proteger e preservar os mananciais, a cobertura vegetal (Cerrado e remanescentes de Mata Atlântica) e a fauna silvestre. Suas águas são radioativas e termais, com grande valor terapêutico. Existem duas fontes no local: a magnesiana e a radioativa.
Tiradentes
O município mineiro de Tiradentes, a menos de 200 quilômetros de Belo Horizonte, alia história, cultura, religiosidade, natureza e gastronomia. É uma cidade histórica rica em patrimônio arquitetônico e com importantes exemplos de arte barroca que enriquecem sua paisagem. Algumas de suas principais construções têm o toque do escultor Aleijadinho. O calendário da cidade é repleto de eventos que atraem os turistas. Charretes, chafariz, pracinhas e artesanato completam esse cenário bucólico.
A Codemge
Empresa estatal, a Codemge tem por missão facilitar a promoção do desenvolvimento econômico e social no território mineiro. A Companhia atua como fábrica de projetos para impulsionar estrategicamente a economia estadual e construir um ambiente de negócios favorável e multifacetado, elevando a qualidade de vida da população. Com uma gestão eficiente e dinâmica, a empresa fomenta a infraestrutura econômica e social de Minas, mediante a atração de investimentos e a estruturação de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) em áreas de relevante impacto em favor dos mineiros, como saúde, educação, saneamento, transporte e mobilidade, por exemplo. Outras informações neste site.