Programa, que chegou a 150 distritos em 2024, ampliará inclusão digital a mais locais sem cobertura
Mais 41 localidades e distritos do estado passarão a ter acesso à telefonia móvel e internet com tecnologia 4G. O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Fazenda (SEF/MG), assinou nesta terça-feira (26/11) a ordem de início para a instalação das antenas do programa Alô, Minas!, que entra na segunda fase e amplia a inclusão digital para os cidadãos mineiros em locais que não têm cobertura.
A iniciativa, coordenada pela Seplag-MG, chegou a 150 localidades este ano e agora irá chegar a novos locais ainda não atendidos pelo serviço. O governador Romeu Zema acompanhou a assinatura e considerou que o programa é de extrema importância para Minas Gerais, uma vez que ele leva serviço de telefonia e internet para todas as localidades do estado.
“Nós queremos que todos estes cantos de Minas venham a ser atendidos. Significa mais dignidade, acesso ao MG App que, inclusive, ajuda na área da segurança pública e na oferta de serviços ao cidadão”, enfatizou Romeu Zema.
A segunda etapa do Alô, Minas! é voltada para distritos e localidades com, no mínimo, 500 eleitores totais, tendo como base os dados atualizados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), ou que possuam um local de ensino com, no mínimo, 200 alunos matriculados, considerando os dados atualizados da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
“Estamos ampliando essa cobertura a regiões que não foram beneficiadas na primeira fase do programa. Esse é um desafio que estamos empenhados desde o início da gestão, buscando fazer funcionar aquilo que mais importa, serviços de qualidade, fáceis, simples, desburocratizados e cada vez mais próximos do cidadão mineiro”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
O edital foi vencido pela operadora Vivo, que atenderá esses 41 distritos e localidades com sinal de celular em até 24 meses. “Esperamos que outros estados criem um modelo como esse, que possibilita às empresas contribuir com serviços digitais tão importantes para a população”, disse o diretor de Relações Institucionais da operadora Vivo, Alcineu Garcia Villela Junior.
Alô, Minas!
A proposta do Alô, Minas! é reduzir as desigualdades regionais, promovendo o desenvolvimento econômico e social das áreas contempladas, facilitando o acesso da população mineira aos serviços públicos digitais. A Fase I do programa instalou 150 antenas, beneficiando mais de 110 mil mineiros. Confira aqui as localidades já contempladas.
A nova etapa do programa amplia a cobertura nas regiões dos Vales do Jequitinhonha Mucuri e Norte de Minas, incluindo também o Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata e Sul de Minas. De acordo com o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Diniz, a expectativa é que 28 mil mineiros sejam atendidos nesta nova etapa. “Vamos continuar atuando junto aos municípios para conectar todas as regiões do estado com essa iniciativa que transforma a vida dos mineiros”, afirmou o subsecretário.
A Seplag-MG seleciona empresas prestadoras de serviço de telefonia móvel, que recebem incentivos fiscais por meio da Secretaria de Estado de Fazenda, para garantir a infraestrutura necessária para ampliar o acesso digital nos lugares selecionados, após chamamento público.
“Esse é um projeto essencial para a infraestrutura de todas as regiões do estado. Por meio de uma gestão pública financeira conseguimos entregar iniciativas necessárias a sociedade”, disse o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.
Os municípios contemplados no programa têm responsabilidades, como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.
O Alô, Minas! foi lançado pela Seplag-MG, em 2020, como parte do projeto estratégico Minas Atende. As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022 e, desde então, novas antenas foram instaladas gradativamente nos municípios contemplados. Também em 2022, o programa ativou a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país, na localidade de Parque das Árvores, no município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro.