Projetos de digitalização de serviços e melhorias no atendimento aos cidadãos foram destaque
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participou, na última semana, em Brasília, da 10ª edição da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Nos formatos presencial e on-line, o evento buscou discutir as tendências e os desafios da inovação no setor público. Representantes da pasta apresentaram casos de sucesso do Governo de Minas na digitalização de serviços e em melhorias no atendimento ao cidadão.
O evento contou com cinco eixos temáticos: Trabalho e Saúde, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Clima, Diversidade e Inclusão e Cidades e Territórios, discutidos em palestras, mesas-redondas e painéis. A Seplag-MG foi representada por servidores das Subsecretarias de Inovação e Gestão Estratégica, de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão e do Laboratório de Inovação do Governo de Minas – LAB.mg.
“Em Minas, temos um olhar muito focado nas pessoas. Em uma das mesas que participamos, compartilhamos as lições aprendidas com a digitalização de serviços dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), uma política que foi redesenhada pelo LAB.mg junto à Secretaria de Estado de Saúde. Dentre outros resultados, a digitalização diminuiu o tempo de resposta ao cidadão, aumentando o acesso ao cuidado especializado”, destaca a servidora do LAB.mg, Helen Araújo.
A apresentação do projeto do Crie demonstrou como a digitalização de um serviço essencial de saúde em Minas Gerais facilitou o acesso a imunobiológicos para pacientes com condições clínicas especiais. A equipe compartilhou os desafios, as soluções e os resultados alcançados, além de discutir o papel da inovação na saúde.
O LAB.mg também conduziu uma oficina com o tema “Do Post-it ao Cidadão: Transformando Dados em Melhorias de Serviço”. Na atividade, os participantes conheceram todo o processo de análise de dados, desde a organização inicial até a identificação de ideias para a melhoria de serviços públicos com foco no público-alvo, a partir de técnicas simplificadas de análise de conteúdo.
Algumas das questões discutidas na apresentação foram: A coleta de dados de usuários é uma prática cada vez mais comum no serviço público, mas o que fazer com toda essa informação? Como transformar pilhas de post-its, pesquisas e entrevistas em ações que realmente melhorem a vida do cidadão?
Governo Digital
A Seplag-MG participou, ainda, da mesa-redonda “Inclusão e governo digital na América do Sul: guias e desafios na prestação de serviços públicos”, que abordou estratégias para promover a inclusão digital a partir de casos do Governo Federal, estados e municípios.
Foram apresentados projetos desenvolvidos pelo Governo de Minas que visam promover a inclusão digital dos cidadãos mineiros, como o Alô, Minas!, que leva telefonia móvel e internet a localidades sem cobertura; as praças digitais e os balcões GOV.BR disponibilizados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que garantem acesso gratuito à internet e facilitam o atendimento nos serviços públicos; e a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) nos municípios de Minas, utilizado para tramitação digital de documentos.
Além de Minas Gerais, a mesa contou com representantes do Governo Federal, do governo do Uruguai, do Piauí e da prefeitura de Niterói.