Evento realizado em Cordisburgo teve como objetivo reunir representantes das sub-bacias para aprimorar os processos da gestão participativa
Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participaram do 12º Encontro de Subcomitês do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em Cordisburgo, na Região Central de Minas.
Realizado a cada ano em uma porção diferente do território, o encontro tem o objetivo de reunir os representantes das sub-bacias para aprimorar os processos da gestão participativa, trocar experiências e discutir ações prioritárias.
A proposta do encontro neste ano foi apresentar e discutir programas e projetos de conservação ambiental já em curso ou a serem desenvolvidos.
Nessa quinta-feira (28/11), a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Gonçalves Moreira, apresentou o Pagamento por Serviços Ambientais, o Fhidro e outras formas de captação de recursos, além das ações que estão sendo realizadas do Alto Velhas com o apoio do Estado e em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
Na sequência, a analista ambiental do IEF, Janaína Mendonça, falou sobre a importância da regularização ambiental dos imóveis rurais para a segurança hídrica na bacia, com destaque para o programa PRA Produzir Sustentável, criado para mobilizar e engajar proprietários e possuidores rurais de Minas Gerais.
O programa promove ações concretas de melhoria do solo, como práticas conservacionistas, recuperação de áreas degradadas e adoção de técnicas agrícolas sustentáveis.
O encontro reuniu também representantes do setor produtivo, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e de pastas ambientais de prefeituras da região.
Oficina
A programação contou, ainda, com a realização de uma oficina de programas hidroambientais, promovido pelas representantes da Semad, IEF e Faemg, que capacitou os coordenadores dos subcomitês para a construção de projetos hidroambientais através da adequação ambiental e produtiva de imóveis rurais.
Divididos em quatro grupos, os participantes puderam construir e apresentar um projeto a partir das características mapeadas em cada território. O objetivo foi instrumentalizá-los para levar essas experiências aos seus respectivos Subcomitês, comenta Janaína.